Considerado
uma das mais importantes invenções tecnológicas dos veículos automotivos, o
catalisador é uma peça fundamental para preservação da saúde e do Meio
Ambiente. Localizado logo após o coletor de gases do escape (próximo ao motor),
exerce a função de filtrar os gases nocivos à natureza e à saúde, além de
diminuir o desgaste do veículo e ajudar a atenuar ruídos.
Os
catalisadores vendidos na Espaço Car, seguem a Portaria 282/2008 do INMETRO,
que garante a conformidade do produto e os requisitos mínimos necessários para
a proteção da saúde e segurança dos usuários.
Alguns
sinais de que pode ser à hora de trocar o catalisador:
- O carro
não anda o quanto deveria quando se pisa no acelerador;
- O
consumo do combustível aumenta;
- A
rotação do motor aumenta em marcha lenta;
- Se a
cerâmica do catalisador estiver derretida, ela pode entupir o sistema de exaustão
aumentando a contrapressão do motor e fazendo com que o mesmo pare de
funcionar.
Logo trocando o catalisador danificado:
- O carro terá uma melhor resposta quando solicitado pelo acelerador;
- Não haverá desperdício de combustível;
- A rotação do motor voltará ao normal em marcha lenta;
- Não vai acontecer do motor parar de funcionar.
Os catalisadores são obrigatórios nos veículos novos desde 1993.
Eles têm uma vida útil de mais de 100.000 km, sendo 80.000 só de garantia de
fábrica e desta forma dificilmente são trocados pelo primeiro proprietário do
carro, que geralmente troca por outro novo antes de atingir esta quilometragem.
Mas os próximos donos o usam até o carro cair aos pedaços e realmente só trocam
o catalisador em último caso. O elemento cerâmico interno do catalisador, por
ser frágil, não deve sofrer pancadas pois pode quebrar. Tenha cuidado sempre ao
passar por lombadas ou cair em buracos, evite raspar o fundo do carro. Sempre
que for trocar o óleo, por exemplo, dê uma leve pancada com a mão no
catalisador. Se ouvir barulho de caquinhos soltos dentro, é sinal de que a
cerâmica está quebrada e inoperante e tem que trocar o conjunto, pois não dá
conserto. Faça regularmente uma análise de gases de escape.
Dicas
importantes:
Na
maioria das vezes os problemas no catalisador têm origem por fatores externos
como:
• Óleo
lubrificante do motor saindo pelo sistema de exaustão (nível acima do
especificado ou danos/desgastes internos no motor);
•
Combustível de má qualidade;
• Falhas
na ignição — cabos, velas, bobina(s), tampa do distribuidor e rotor.
• Falhas
na injeção eletrônica;
•
Comando(s) de válvula(s) fora de sincronismo;
• Furos
no sistema de escapamento antes do catalisador;
•
Produtos químicos utilizados na limpeza dos bicos injetores;
• Fazer o
veículo “pegar no tranco”;
•
Transitar com baixo nível de combustível no tanque do veículo, pois pode
ocasionar falsas explosões devido o fornecimento irregular de combustível,
elevando a temperatura dentro do catalisador;
• Falha
nos sensores de oxigênio (sondas lambda).
brigado pela dica, estou com uma situação desta
ResponderExcluir