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A primeira semana de 2016 marca uma data histórica para um dos veículos mais icônicos da indústria automotiva: há 70 anos, saía das linhas de produção de Wolfsburg, na Alemanha, o primeiro Volkswagen Fusca. O carro, que tem sua origem proveniente do governo nazista de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se um símbolo da mobilidade moderna, com mais de 21 milhões de unidades vendidas ao longo de décadas de produção da sua versão clássica.
Os primeiros protótipos do Fusca datam de 1936. O Volkswagen "Type 1", como se chamava o projeto antes de adotar o nome Beetle lá fora, foi desenhado por Ferdinand Porsche (que também dá nome à marca de carros esportivos que conhecemos hoje), sob encomenda de Adolf Hitler, que desejava um carro pequeno, barato e popular para a Alemanha.

Foi a partir de 1946 que o Fusca começou a ser destinado aos consumidores, mas em seus primeiros dois anos de existência o volume de produção não passava de mil unidades ao mês. Em de 1948, quando o modelo já começava a ser vendido em outros países, a Volkswagen passou a expandir significativamente a fabricação do carro, já aproveitando o crescimento da popularidade do modelo.

A proposta que os alemães tinham para o Fusca ia além da necessidade meramente capitalista de fazer um veículo barato e acessível a uma classe bem mais ampla da sociedade. Após a guerra, o Fusca atuava como uma espécie de embaixador de uma nova imagem da Alemanha, que havia acabado de promover os maiores genocídios culturais do século XX e outros crimes contra a humanidade. O Beetle seria uma vitória da democracia, apelando para o povo a salvação da reputação alemã.

No Brasil, a história do Fusca começa em 1951, quando as primeiras unidades do popular desembarcaram por aqui. A produção nacional se deu em 1959 e continuou até 1986. Neste período, quatro motores passaram sob seu capô (1.200 cm³, 1.300 cm³, 1.500 cm³ e 1.600 cm³) e 3,3 milhões de unidades foram vendidas no país.
Em 1993, contudo, o então presidente Itamar Franco exige a retomada de produção do Fusca. Com uma concorrência muito mais moderna e diversificada (especialmente após a abertura do mercado de importações no Brasil no começo dos anos 1990), a sobrevida do ícone completou apenas três anos, sendo encerrada permanentemente em 1996. Lá fora, o Volkswagen Beetle ainda perdurou por mais tempo: a última unidade dele saiu das linhas de produção de Puebla, no Méximo, em 2003.


http://www.motorpress.com.br/carro/noticias/especiais/fusca-foi-criado-ha-70-anos-na-alemanha
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